A oficina Crítica do Audiovisual Brasileiro: Leituras Regionais que passará por cinco capitais brasileiras iniciará por Teresina, nos dias 11 e 12 de junho, integrando programação da Semana Acadêmica de Ciências Sociais da Universidade Federal do Piauí. O projeto foi selecionado pela Bolsa Fundação Biblioteca Nacional / Funarte de Circulação Literária e depois irá para Manaus, João Pessoa, Brasília e Cuiabá.
A atividade pretende reunir interessados em analisar e escrever sobre produções audiovisuais, especialmente as regionais, privilegiando o esforço de compreensão das contribuições específicas que os filmes trazem para o debate artístico e social. O diálogo promovido pela crítica informa públicos, influencia realizadores, contribuindo para o desenvolvimento do setor audiovisual, de acordo com Sávio Stoco, jornalista mestrando em Artes Visuais pela Unicamp que ministrará a oficina.
"Com o vídeo digital a partir dos anos 2000, a produção audiovisual brasileira se tornou possível em muitas localidades onde antes era pouco praticada. A iniciativa desta oficina pretende dialogar com este movimento contemporâneo que tem alimentado a expressão de muitas realidades e imaginários. O desafio para o crítico é ter a sensibilidade de perceber as transformações que os filmes imprimem nos conteúdos que abordam", disse Sávio que também é pesquisador do Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Amazonas.
Praticada em ocasiões diversas, como em estudos acadêmicos, publicadas em jornais ou de forma independente em blogs e sites, a crítica audiovisual pode ser exercida por interessados de várias formações. O que inclui até diretores interessados em refletir sobre seus próprios filmes.
As inscrições gratuitas podem ser feitas desde já pelo e-mail
OFICINA CRÍTICA DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO: LEITURAS REGIONAIS
QUANDO: 11/06 (8H30-11h30 / 14h30-16h30) e 12/06 (8h30-11h30 / 17h-19h)
LOCAL: Campus Universitário Petrônio Portela, Sala de Vídeo II, Centro de Ciências Humanas e Letras, Iningá
INSCRIÇÕES E DÚVIDAS:
TELEFONES: (21) 9569-9400 e (19) 8100-6589 TIM
CAPACIDADE: 30 vagas